O Mistério da Passagem da Morte (The Dyatlov Pass Incident, EUA, Inglaterra, Rússia, 2013)


E lá vamos nós para mais um filme baseado em fatos reais.
Cinco estudantes universitários americanos conseguem uma bolsa para viajar até a Passagem Dyatlov para descobrirem a verdade sobre eventos ocorridos na década de 50 e que até hoje não foram solucionados. 
A jornada através dos Montes Urais, refazendo os passos dessa trilha amaldiçoada, é marcada por fenômenos cada vez mais assustadores, fazendo-os acreditar que, apesar de estarem em um lugar desolado, eles não estão sozinhos.



 

Agora vamos aos fatos reais:
O Incidente do Passo Dyatlov foi um evento que resultou na morte de nove experientes esquiadores, sete homens e duas mulheres, ao norte dos montes Urais na noite de 2 de fevereiro de 1959. O incidente aconteceu na coste leste da montanha Kholat Syakhl (Холат Сяхл), cujo nome em mansi significa "Montanha dos Mortos". Desde então, o passo da montanha é chamado de Passo Dyatlov (Перевал Дятлова), baseado no nome do líder do grupo, Igor Dyatlov.
A ausência de testemunhas e as investigações subsequentes acerca das mortes inspiraram intensas especulações. Investigadores da época determinaram que o esquiadores rasgaram suas barracas de dentro para fora, fugindo a pé sob forte nevasca, com temperatura aproximada de -25° a -30° e estavam apenas parcialmente vestidos. Alguns deles tinham apenas um sapato, enquanto outros usavam somente meias. Outros foram encontrados enrolados em pedaços de roupas rasgadas, aparentemente arrancadas daqueles que já haviam morrido. A análise das roupas identificou que continham um elevado nível de radiação.
Apesar dos corpos não demonstrarem sinais de luta ou ferimentos, duas vítimas apresentavam o crânio fraturado e duas tinham costelas partidas e somente uma estava mutilada. As autoridades soviéticas determinaram que uma "força incontrolável desconhecida" provocara as mortes; o acesso à região foi consequentemente bloqueado a esquiadores e aventureiros por três anos após o incidente. 
Lev Ivanov, chefe da investigação, disse durante entrevista em 1990 que, nos meses de fevereiro e março de 1959, diversas testemunhas, incluindo militares e meteorologistas, haviam relatado a visão de "esferas voadoras brilhantes" na área. Ivanov afirmou, na mesma entrevista, que já na época do incidente imaginara haver algum tipo de relação entre os casos.
Tudo foi divulgado ao público somente na década de 1990, ainda assim em fotocópias, faltando muitas partes.

Foto da equipe de Dyatlov

Sem resposta concretas sobre os eventos até hoje, o filme formula uma teoria, no fundo bem interessante, sobre o que realmente ocorreu com Igor Dyatlov e sua equipe.
Assista e formule sua teoria também.
Ele chega nas locadoras essa semana.

Enjoy!!! See you soon!


Fonte dos fatos reais: motherboard.vice.com
O Mistério da Passagem da Morte (The Dyatlov Pass Incident, EUA, Inglaterra, Rússia, 2013) O Mistério da Passagem da Morte (The Dyatlov Pass Incident, EUA, Inglaterra, Rússia, 2013) Reviewed by Evelyne V. Nami on 19.9.13 Rating: 5

10 comentários

  1. Interessante!Como o Marcelo,fiquei curioso,Evelyne!


    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eve

    Gosto muito de filmes de grandes mistérios e esse parece assim.
    Não conhecia essa história e agora vou ver o filme para saber mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. uau, parece ser bom, fiquei com vontade de ver, haha

    i-needtofeel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Fiquei curiosa em assistir o filme! Amo filmes assim de suspense! Quando são baseados em fatos reais então...muito melhor!
    Bom final de semana!
    bjoBjo
    FB
    www.vemqueeuteconto.com

    ResponderExcluir
  5. Eita Eve, eu tinha comentado antes, mas não sei se deu certo. Enfim, achei muito curiosa essa historia e fiquei com vontade de ver o filme. Será que eu vou ficar com medo? hehehe

    Continue escrevendo, gosto muito do jeito que vc passa a resenha do filme pra gente, beijão Eve!

    ResponderExcluir
  6. Ameiiiii o seu blog!!

    Eu também adoroo filmes. então é ótimo poder pegar indicações!!

    Este com certeza vou querer assistir!!

    Ótimo final de semana!

    Beijos,

    Mari -FB
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito de ver esse tipo de filme, na verdade assisto mais seriados, por conta de ter continuação e tudo mais, haha. Mas amei seu blog e já virei seguidora. (:

    http://www.mobadtrip.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de filmes baseado em fatos reais, vou assisir.

    Beijos

    Blog | Divulgue seu sorteio

    ResponderExcluir
  9. Eve
    Muito interessante essa história! Vou ver o filme porque adoro formular "teorias de conspiração".
    Post muito bem feito!

    Beijos

    ResponderExcluir

Faça a alegria da blogueira que vos escreve: deixe um comentário sobre o post!!!

Post AD