Divergente (Divergent, EUA, 2014)

Em um futuro distópico, Chicago é protegida por um muro que separa seus habitantes do mundo destruído pela guerra.
Para manter a ordem e o funcionamento da cidade ela é dividida em 5 facções: a Abnegação tem como principal característica o altruísmo e preside o Conselho, a Audácia é responsável pela segurança e por isso seus integrantes são corajosos, a Amizade cultiva os campos e são pacíficos, a Erudição busca o conhecimento e na Franqueza são sinceros. 
A escolha da facção é feita quando se completa 16 anos e para ajudar nesta decisão é realizado um teste de habilidade.
Quando Beatrice Prior (Shailene Woodley) nascida na Abnegação faz o teste e seu resultado é inconclusivo, ela descobre que tem qualidades de todas as facções, ou seja ela é uma Divergente.
Mas os Divergentes são considerados uma ameaça porque não podem ser controlados e por isso são exterminados.
Beatrice decide fazer parte da Audácia e escolhe ser chamada de Tris.
Ela terá que enfrentar um treinamento rígido em sua nova facção e para sua segurança não poderá revelar a ninguém que é uma Divergente.


Eu sou fã de distopias, estejam elas nos cinemas ou nos livros, mas eu não esperava muito deste filme e acabei me surpreendendo com uma ótima trama.
Baseado na trilogia homônima de Veronica Roth, a história funciona bem porque Tris não é uma heroína nos moldes de "escolhida" e "predestinada" e mesmo ela sendo uma Divergente com habilidades de todas as facções ela precisa aprender e se adaptar as situações. 
Como parte de seu treinamento Tris evolui na forma física, mental e emocional. Percebemos que ela realmente está lutando por sua sobrevivência e para encontrar o seu lugar.
As facções são uma critica a sociedade que limita para controlar, teme e elimina a minoria (os Divergentes) que são na verdade os mais capacitado. E os que são considerados sem habilidade alguma vivem literalmente a margem desta sociedade.
Outro ponto que achei muito positivo foi a reviravolta envolvendo Tobias Eaton/Quatro. Ele é muito importante não só para Tris como para o futuro da história.


As atuações de Shailene Woodley e Theo James são boas e a química entre eles nas cenas é ótima. Destaque também para ótima participação de Kate Winslet.
Senti falta de uma maior explicação sobre as outras facções e como os acontecimentos levaram a situação final, mas como acompanhamos a maior parte da história pela visão de Tris, a narrativa fica um pouco comprometida. Mas espero que no próximo filme tenhamos mais respostas.
As filmagens da continuação, intitulada de A Série Divergente: Insurgente, encerram neste mês e o longa tem previsão de estreia aqui no país em 19 de março de 2015.


Divergente já está disponível para locação em Blu-ray e DVD, mas quem pretende comprar terá que esperar até dezembro deste ano.

Nota:4/5.

Enjoy! See you soon!

Divergente (Divergent, EUA, 2014) Divergente (Divergent, EUA, 2014) Reviewed by Evelyne V. Nami on 12.9.14 Rating: 5

13 comentários

  1. Evee!
    Que lindo! Eu gostei tbm, mas sabe a prte que odiei neh? Pois eh.
    Gostei da atuação dos dois e da Kate.. Olha que é a única distopia que eu gosto, geralmente nã curto muito.
    Finalmente você escolheu uma foto do 4! haha

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, bom saber que de modo geral o filme é bom. ainda não assisti, porque comprei a trilogia há pouco tempo e pretendo ler o primeiro volume antes. Mas de antemão estava meio em dúvida se o filme vale a pena.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!! Nossa quero muito ver esse filme, mas preciso ler os livros, acabei de comprar a trilogia e após ler Divergente vou correndo assistir a adaptação. Também gosto de distopias e espero curtir a leitura e o filme ^^
    Gostei de saber os pontos positivos e espero que no próxima tenha as respostas que sentistes falta.

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Eu sou louca para ler o livro e assistir ao filme, acho que vou esperar até dezembro e comprar o DVD, e aproveito e compro livro, vai que eu goste dos dois, pois amo distopias então preciso de mais, falam muito da atuação da Shai, então quero ver logo.

    Mayla

    ResponderExcluir
  5. Pra ser sincera ainda não li o livro e devo admitir que a alguns meses não vou ao cinema, mas acompanho o cenário e vejo muitas boas críticas sobre o filme, o que só aumentou minha curiosidade...
    Pensando seriamente em comprar a coleção pra ler, já que fui com a cara da sinopse :D

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor! Eu gostei muito filme, assistir umas três vezes no cinema. É bem fiel ao livro, e gostei de como o filme foi desenrolado, único ponto a desejar foi nas cenas mais dramáticas (eu esperava mais), mas estou ansiosa por Insurgente. Convergente vai ser uma dor no coração, nem tenho coragem de ler o livro.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Evelyne,
    Tudo bom?
    Eu amo distopias, assim como você, seja no filme ou no livro. Tenho Divergente e ainda não tive tempo de ler, acredita?
    Adoro isso da Chicago isolada, dos treinamentos de Tris e sua evolução. Amei as fotos e me deu vontade e mais gás para ler. Sempre leio antes de ver o filme :3 Espero que eu goste de ambos! rs

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Essa é a primeira crítica positiva que vejo sobre o filme. Eu não gostei muito da premissa da série mas pretendo assistir, ler não vou, pois não curti o primeiro capítulo da narrativa. A escrita da autora não fez meu estilo. Tomara que com os filmes seja como a minha relação com Jogos Vorazes que gosto apenas dos filmes.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Eu amei esse filme!! E o engraçado é que li o livro antes e não curti nem um pouco, tive problemas sérios com a escrita da autora, mas tinha achado a a história muito legal. Aí resolvi tentar o filme e fui surpreendida por um filme com alma, o que faltou no livro pra mim. O final foi alterado, então realmente não sei como chegaram naquilo e foi a única coisa que eu não gostei. Mas sobre as facções acho que eles vão falar mais nos próximos filmes, precisam fazer isso pra chegar ao desfecho. Achei que realmente a química entre os atores é ótima, e espero que março chegue logo e com ele Insurgente! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Acredita que não assisti ao filme e nem li o livro? Pois é, mas a trilogia está na lista de desejados a muito tempo, e pretendo em breve assistir ao filme, que pela sua critica parece ser muito bom. E bem, pelo que vi do trailer os personagens foram muito bem escolhidos, espero em breve poder vê-los em ação rsrs

    Mega Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Eu quero ver muito esse filme, mas primeiro quero ler o livro, como também os outros dois. Dizem que é muito bom, espero gostar também.
    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hey. Eu gostei bastante desse filme!
    Não foi uma adaptação perfeita e, ao meu ver, algumas coisas ficaram mal explicadas - mal de adaptação né -, mas e uma forma geral foi ótimo.
    As atuações estavam ótimas! Mas ao contrario de você não curti a Kate.. ela tinha que ficar escondendo a gravidez e acredito que isso a limitou bastante.
    As gravações já acabam esse mês?! OMG! Estou bem ansiosa para março de 2015 *---*
    rsrsr

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Ola lindona ainda não assisti o filme nem consegui ler o livro, que bom que gostou do filme vou assistir , li em algumas resenhas que a último livro não foi tão bom . Espero que os filmes sejam melhores . beijos

    ResponderExcluir

Faça a alegria da blogueira que vos escreve: deixe um comentário sobre o post!!!

Post AD